Fan fest rouba a cena e esvazia arena na abertura do IEM Rio Major
Quem esperava uma Jeunesse Arena pulsante no primeiro dia de IEM Rio Major encontrou algo bem diferente. Ao contrário da expectativa criada após o Riocentro, o que se viu foi um mar de cadeiras vermelhas e grande parte dos torcedores preferindo pelo lado de fora, onde Alexandre "Gaules" Borba comandava a fan fest.
Mesmo se tratando de um dia útil e com jogos em horário comercial, as entradas se esgotaram há semanas. O público, mesmo com ingresso em mãos, não compareceu, e motivos para isso não faltam.
O principal deles é a ausência de times brasileiros, ou os estrangeiros queridinhos, no palco. Os quatro times que estiveram na arena hoje estão longe de serem os mais populares. Além disso, grande parte dos fãs prefere acompanhar as transmissões com Gaules, que não está emprestando sua voz para os jogos na arena, que são feitos, em português, por narradores convencionais. Todas as interações do streamer e da Tribo estão acontecendo do lado de fora - e ele, inclusive, chegou a incentivar que as pessoas entrassem na Jeunesse.
Os estandes também chamaram a atenção. O da Imperial teve Fernando "fer" Alvarenga, Gabriel "FalleN" Toledo, Marcelo "chelo" Cespedes e Ricardo "boltz" Prass e acumulou longas filas para autógrafos e fotos. Os itens à venda da FURIA se esgotaram e houve também presença do público nos estandes da Vitality e da Liquid.
A bateria da Torcida da Organizada da Imperial também fez falta. Sem ingressos para alguns membros e com dificuldades para entrar com os instrumentos, o grupo passou a maior parte do tempo na fan fest e só entrou na arena, com ingressos liberados pela ESL, para o terceiro mapa entre MOUZ e Cloud9, o último do dia. Quando entrou, o batuque mudou a cara do local e trouxe consigo muito dos fãs que estavam do lado de fora.
O ambiente descontraído e o clima bom também favoreceram quem quis curtir o jogo do lado de fora. Com um calor ameno e nuvens ajudando a esconder o sol forte, ficar sentado nas cadeiras ou no tapete sintético, a lá festival de música, tomando uma cerveja (que também era comercializada na arena) e com opções de comida mais próximas, deixou o lado de fora ainda mais convidativo.
A verdade é que as coisas devem ser diferentes para a sexta-feira, quando a FURIA enfrenta a NAVI às 17h30. Além do desejo de apoiar o time brasileiro, Gaules também estará dentro da arena e, consequentemente, trará muitos daqueles que hoje optaram pela distância.