Relembre as campanhas dos times brasileiros nos majors
Presente no major desde 2015, o Brasil é um dos países de grande relevância internacional no CS:GO. Desde os dois títulos conquistados em 2016, os times brasileiros ainda não voltaram a erguer o troféu do mundial, mas a região foi bem representada na maioria das competições do tipo.
Dos últimos 12 majors, somente no StarLadder Major Berlin 2019 que nenhum time brasileiro ficou entre os oito melhores da competição. Relembre as campanhas do Brasil em majors.
ESL One Katowice 2015 - Primeiro time brasileiro no major
Pela KaBuM, Gabriel "FalleN" Toledo liderou o primeiro time brasileiro a se classificar para um major. A equipe estreou na seletiva com derrota para a mousesports, mas as vitórias sobre INSHOCK e Team Dignitas garantiram a classificação ao major.
Antes do início do mundial, a Keyd Stars comprou os jogadores. A trajetória na competição começou com pé esquerdo. Os brasileiros perderam para a NIP na estreia, porém derrotaram a HellRaisers e a CLG para avançarem aos playoffs. Nas quartas de final, a Keyd foi eliminada para a Virtus.pro por 2 a 1. A posição garantiu a classificação ao major seguinte.
ESL One Cologne 2015 - Queda nas quartas
No período entre os mundiais, a Luminosity assinou com o elenco que atuava pela Keyd. Os brasileiros conseguiram mais uma vez passar pela fase de grupos e avançar aos playoffs, mas novamente a campanha acabou nas quartas de final.
A Luminosity encarou a Fnatic na primeira partida dos playoffs e perdeu por 2 a 0. Invicto, o time sueco foi campeão do major e reafirmou seu domínio no cenário internacional.
DreamHack Open Cluj-Napoca 2015 - Novamente, as quartas de final
A Luminosity iniciou o DreamHack Open Cluj-Napoca de maneira diferente dos outros majors. Desta vez, os brasileiros não perderam nenhum mapa e se classificaram em primeiro aos playoffs.
Porém, a história na fase final foi igual à dos dois majors anteriores: eliminação nas quartas de final. A Luminosity perdeu para a NAVI de Ladislav "GuardiaN" Kovács por 2-0.
MLG Major Columbus 2016 - Primeiro título de major
Ainda na Luminosity, a escalação brasileira passou por mudanças no final de 2015. Epitácio "TACO" Melo, Lilcon "fnx" Lau e o treinador Wilton "zews" Prado substituíram Ricardo "boltz" Prass, Lucas "steel" Lopes e Renato "nak" Nakano.
As alterações surtiram efeito. Com menos de cinco meses de elenco, a Luminosity venceu o primeiro major de um time brasileiro. A equipe saiu invicta da fase de grupos e espantou o fantasma das quartas de final ao derrotar a Virtus.pro por 2 a 1.
Na semifinal, coldzera marcou seu nome na história do CS:GO. Contra a Team Liquid, o jogador protagonizou um lance espetacular e foi homenageado com um grafite dentro do jogo.
Na decisão, a Luminosity derrotou a NAVI por 19-17 na Mirage e finalizou a disputa com facilidade ao levar a Overpass pelo placar elástico de 16-2.
ESL One Cologne 2016 - Bicampeonato brasileiro
Quase três meses depois do título em Columbus, o elenco brasileiro não renovou o contrato com a Luminosity e foi contratado pela SK. Embora fosse uma nova organização, o alto nível de jogo não mudou.
A SK novamente liderou a fase de grupos e derrotou a FlipSid3 Tactics nas quartas de final. Na sequência, os brasileiros eliminaram a Virtus.pro e encararam a Team Liquid na decisão. Sem grandes dificuldades, a SK conquistou o bicampeonato ao vencer a Train por 16-7 e a Cobblestone por 16-6.
ELEAGUE Major Atlanta 2017 - Queda na semifinal
Ao alegar problemas internos, a SK moveu fnx para o banco e contratou o português fox para substituí-lo temporariamente. Com vitórias sobre a HellRaisers, FaZe e Astralis, a equipe chegou novamente aos playoffs de um major.
No entanto, o título não veio desta vez. Os brasileiros eliminaram a FaZe nas quartas de final, mas foram eliminados para a Virtus.pro por 2 a 0.
PGL Major Kraków 2017 - Vice-campeonato da Immortals
Apontada como a segunda força do Brasil, a Immortals se juntou à SK na disputa do major em Cracóvia, na Polônia. Enquanto a SK caiu nas quartas de final, o time de Vito "kNg" Giuseppe derrotou a BIG, eliminou a Virtus.pro na semifinal e encarou a Immortals na grande final.
O início da decisão foi animador para os brasileiros. A equipe abriu a série com vitória na Cobblestone por 16-4, mas sofreram o empate na Train ao perderem por 16-11. O mapa final foi a Inferno, que a Gambit levou por 16-10.
ELEAGUE Major Boston 2018 - SK cai na semifinal
Em Boston, a expectativa era que SK e o elenco da Immortals, contratado pela 100 Thieves, estivessem presentes. No entanto, por problemas de imigração, a 100 Thieves não conseguiu disputar o torneio.
Já a SK seguiu sua trajetória em busca do terceiro título brasileiro. Os brasileiros passaram pelo Legends Stage com o recorde 3-1 e começaram os playoffs com vitória sobre a Fnatic. No entanto, a Cloud9 eliminou os brasileiros na semifinal. Na decisão, a C9 derrotou a FaZe com uma virada histórica e conquistou o primeiro título de major de um time norte-americano.
FACEIT Major London 2018 - MIBR no major
Fora da SK, FalleN, fer e coldzera se juntaram no MIBR com os estadunidenses Jacky "Stewie2K" Yip e Tarik "tarik" Celik - dupla que venceu o major anterior pela Cloud9.
No entanto, a campanha não foi vitoriosa. MIBR conseguiu se classificar aos playoffs, mas a NAVI foi responsável por encerrar a trajetória brasileira. Na semifinal, os ucranianos venceram o MIBR por 2 a 0.
IEM Katowice Major 2019 - MIBR na semifinal e primeira aparição da FURIA
Com um elenco brasileiro novamente, o MIBR disputou o primeiro major de 2019 junto da FURIA, que fez sua primeira aparição em mundiais. Os Panteras, no entanto, não tiveram sucesso. A equipe perdeu três de quatro partidas disputadas e foi eliminada no Challengers Stage.
Já o MIBR passou pelo Legends Stage e foi aos playoffs. Novamente, os brasileiros venceram nas quartas de final, mas caíram na semifinal. Desta vez, a pedra no meio do caminho foi a Astralis, que venceu o MIBR por 2 a 0.
StarLadder Berlin Major 2019 - Pior campanha de times brasileiros
O Brasil não teve sucesso em solo alemão. INTZ, FURIA e MIBR disputaram o mundial, mas os dois primeiros times caíram já no Challengers Stage.
Classificado diretamente ao Legends Stage, o MIBR também não foi bem. Com coldzera no banco, a equipe utilizou o coach zews como jogador. Os brasileiros sofreram três derrotas em quatro partidas e não conseguiram ir aos playoffs do mundial.
Esta foi a primeira e única vez, até o momento, que nenhuma equipe brasileira ficou entre os oito melhores times de um major.
PGL Major Stockholm 2021 - Brasil como a maior delegação e FURIA nos playoffs
Com um hiato de mais de dois anos sem majors por conta da pandemia de Covid-19, o PGL Major Stockholm 2021 foi o primeiro mundial realizado desde 2019. O major retornou com novidades. GODSENT, Sharks, paiN e FURIA se classificaram, além de FalleN pela Liquid.
Com 21 jogadores, o Brasil foi o país com mais representantes na competição. Entre estes, o quinteto da FURIA foi o que mais teve sucesso. Os Panteras se classificaram pela primeira vez a um playoffs de major, mas foram eliminados nas quartas de final para a Gambit.
Já paiN, GODSENT e Sharks não conseguiram passar do Challengers Stage.
PGL Major Antwerp 2022 - Brasil com três equipes representantes
O Brasil será representado pela Imperial, MIBR e FURIA no próximo major que acontecerá na cidade de Antuérpia, na Bélgica. A equipe do AWPER Rafael "saffee" Costa é a única entre as brasileiras já garantida no Legends Stage.
O PGL Major Antwerp será realizado entre os dias 9 e 22 de maio. 24 times disputarão a premiação total de US$ 1 milhão (mais de R$ 4,9 milhões).
Confira um resumo da participação dos times brasileiros em majors desde 2015:
-
ESL One: Katowice 2015: Keyd Stars 5°/8°
-
ESL One: Cologne 2015: Luminosity 5°/8°
-
DreamHack Open Cluj-Napoca 2015: Luminosity 5°/8°
-
MLG Columbus 2016: Luminosity campeã
-
ESL One Cologne 2016: SK campeã
-
ELEAGUE 2017 Atlanta: SK 3°/4°
-
PGL Major Kraków: SK 5°/8° - Immortals vice-campeã.
-
ELEAGUE Major Boston: SK 3°/4°
-
FACEIT Major London: MIBR 3°/4°
-
IEM Katowice Major 2019: MIBR 3°/4° - FURIA 20°/22°
-
StarLadder Major Berlin 2019: INTZ 23°/24° - FURIA 20°/22° - MIBR 12°/14°
-
PGL Major Stockholm 2021: Sharks e GODSENT 23°/24, paiN 20°/22°, FURIA 5°/8°