bt0 e a Seleça voltaram a ser mais ativos neste início de 2025

bt0 diz que Seleça está de portas abertas para "próximo noway"

Veterano falou também sobre promessa de boltz para conquistar novos objetivos

Fake mais badalado do cenário brasileiro, a Seleção do BT voltou a ser mais ativa neste ano, participando das seletivas para os principais campeonatos do semestre. À Dust2 Brasil, Fillipe "bt0" Moreno, analisou a trajetória da Seleça, explicou a inatividade em boa parte de 2024 e revelou os objetivos que ainda tem para o time. Além disso, assegurou que a equipe continua aberta para novos talentos, como fez com Kaiky "noway" Santos.

bt0 admitiu ter ficado desanimado quando a Valve acabou com os opens qualifiers para os Majors: "Esse era o grande atrativo, a principal razão da existência da Seleça". Porém, veterano destacou que outros fatores dificultaram o andamento do projeto em 2024, como as viagens para cobrir as LANs internacionais e as saídas de jogadores que haviam se tornado o "core" da line, como o próprio noway, Bruno "b4rtiN" Câmara e Lucas "lux" Meneghini.

"Quando tinha os opens qualifiers para o Major, a motivação era enorme, porque os mundiais atraem muitos times que normalmente não se inscrevem para seletivas de outros campeonato. Até mesmo quem sabe que não tem chance gosta de participar. Eu também gosto muito, pois adoro competir. No entanto, não posso me dedicar exclusivamente, pois não treinamos com um objetivo de classificação ou desempenho. É algo prazeroso, e, quando estou no Brasil sem compromissos de viagem, aproveito para reunir a galera e jogar", declarou.

Trajetória da Seleça

"A Seleça me dá mais 'a good' do que eu dou 'a good' para a Seleça". É como define a Seleça até o momento.

"Os caras não sabem o tanto que é legal. Querendo ou não, são 20 anos de CS, muitos deles competindo. Parei e voltei no CS:GO para competir mais um ano. Acaba que fica dentro de você essa vontade de competir. Então essa oportunidade de jogar com caras como boltz, pesadelo, VSM e outros é prazeroso para caramba", completou.

O idealizador do projeto reforçou que ele segue sendo uma forma de criação de conteúdo e se manter participando do competitivo. Porém, revelou que ainda tem objetivos a cumprir com o time, mencionando, inclusive, uma promessa feita por Ricardo "boltz" Prass.

"No futuro seria legal jogar uma LAN com a Seleça novamente, algo como aquele campeonato da MP3 Arena que rolou no Sul. O boltz prometeu me dar um título na Seleça. Já chegamos a uma final, então quem sabe conseguimos um título de um campeonato de menor expressão. E, claro, continuar tentando se classificar para os closeds e divertir a galera", apontou.

Line da Seleça campeã da MrJack.cup, em 2022

Vitrine para novos talentos

bt0 também quer que a Seleça continue servindo de vitrine para jogadores que busquem oportunidade, sejam eles novos talentos, nomes que estão na reserva ou sem time. Isso porque, para o veterano, foi muito gratificante ver companheiros conquistando espaço depois de passarem pela equipe.

"Acho muito gratificante quando vejo jogadores conseguindo oportunidades depois de passarem pela Seleça. O b4rtiN, por exemplo, tinha voltado do VALORANT e, depois de jogar bem na Seleça, foi para a Legacy. O noway é um caso especial. Ele jogava na Gamers Club, nos encontramos e ele ajudou muito a Seleça. Hoje, ele está na Imperial e fico feliz em saber que de alguma forma contribui para isso", contou.

Apesar de desejar seguir revelando novos talentos, bt0 deixou claro que não fará algum process de seleção para a equipe e que também não tem um planejamento formal para expandir o projeto.

"Muita gente me pede para entrar na Seleça só por ser level 20, mas não é assim que funciona. Eu busco jogadores que já estejam prontos, mas que precisem de oportunidade. O noway é um exemplo disso. Ele abraçou a chance, sempre disposto a jogar, se esforçando. Se alguém está nessa situação, pode me mandar mensagem ou falar com a minha moderação", explicou.

noway é a maior revelação da Seleção do bt, que quer continuar sendo vitrine para jogadores

O streamer e ex-jogador reforçou que a Seleça é um projeto orgânico e que a formação do time precisa de um equilíbrio entre jogadores experientes e talentos promissores.

"Não há um planejamento formal para transformar a Seleça em algo maior. Se colocarmos só jogadores novos, sem experiência, fica complicado. É preciso um equilíbrio: um jogador experiente para orientar e jovens com talento e vontade de se destacar", disse.

Por fim, bt0 explicou que um dos caminhos para entrar na Seleça é estar presente nas jogatinas que realiza com a própria comunidade: "Faço isso nos campeonatos da Gamers Club, jogando com a galera do chat que é level 20 e quer competir. Quem quiser, é só colar na live."

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.