"O cold gordo amassava, mas minha saúde era uma merda", diz coldzera
Atualmente jogadores profissionais de CS estão cada vez mais se preocupando com sua saúde e falando mais sobre esse assunto. Em uma transmissão recente em seu canal na Twitch, o duas vezes melhor do mundo Marcelo "coldzera" David falou sobre como a maratona de campeonatos pode impactar a saúde física e mental. "O cold gordo amassava, mas minha saúde era uma merda", afirmou coldzera.
"Quando eu comecei a jogar CS e viajar era muito legal, mas depois foi ficando muito foda, hoje ainda continua sendo foda. No começo era muito legal, eu jogava 20h, nos meus primeiros três ou quatro anos era muito assim, só viver o jogo. Chega uma hora que o bagulho fica foda, parece que o jogo vira sua vida e tudo de ruim que acontece no jogo fica ruim na sua vida também e você vai perdendo bastante saúde por causa disso."
"O cold gordo na época amassava, mas ao mesmo tempo minha saúde era uma merda. Fui acabando com minha saúde aos poucos. 'Quanto menos saúde mais kill?' Com certeza. Se você ficar o dia inteiro sentado na frente do PC comendo Mc Doanlds, não saindo do PC, só se engordurando e jogando, naturalmente você vai ficando bom", disse coldzera.
coldzera também mencionou a situação do ucraniano Oleksandr "s1mple" Kostyliev. No dia 26 de outubro de 2023 o três vezes melhor do mundo anunciou que faria uma pausa na sua carreira.
"Se você for ver o s1mple, as duas vezes que ele foi melhor do mundo você via na cara dele, ele era magrinho e ficou uma bola. Ele realmente parou porque já não aguentava mais. Realmente é pancada a rotina de um pro player não é como vocês pensam, não é só viajar e curtir", afirmou coldzera.
coldzera também contou sobre uma maratona de viagens que fez em 2017 para disputar campeonatos em continentes diferentes. O jogar falou que no final, ninguém do time conseguia mais ver CS.
"Da muito burnout por causa das viagens, viajar muito é foda. Teve uma época em 2017 em que viajamos para muitos lugares longes, que eram muito diferentes um do outro. Jogamos um campeonato na Rússia, ai fomos jogar um camp no Brasil, depois voltamos para Europa para outro campeonato, saímos da Europa para jogar um campeonato na China e da China fomos para os Estados Unidos. Se você contar foram cinco campeonatos diferentes em cinco continentes diferentes. Se você botar esse jet lag na sua mente ele machuca, ele te deixa esgotado mentalmente. Quando acabamos essas viagens lembro que ficamos mais de uma semana sem treinar porque ninguém aguentava mais ver CS. "
"Não é como se a gente fosse para os países e pudéssemos dar um role, aproveitar, curtir a vida. Quando a gente viaja, como a gente jogava muita semifinal e final a gente estava até no final do campeonato sempre. A gente chegava no primeiro dia com jet lag, ficava de boa jogando, dormia, ai no outro dia era media day e preparação, ai competição, ai quando acabava tinha um dia de folga que geralmente tinha after party e no dia seguinte já íamos embora", finalizou.
A saúde física e mental dos jogadores é uma pauta bastante discutida nos últimos meses. Em agosto de 2023 Christopher "GeT_RiGhT" Alesund falou sobre problemas de saúde que vinham lhe afetando, e disse que "sacrificou muito" sua saúde pelo jogo.
Já em janeiro de 2024, depois de uma sequencia de mais de 13 horas de partidas disputadas por RED Canids e 9z, a Dust2 Brasil procurou um psicólogo e uma preparadora física, que falaram dos efeitos de uma longa maratona competitiva nos jogadores e como ela é prejudicial.