Dono de equipes é suspenso para sempre pela ESIC
A Comissão de Integridade nos Esports (ESIC) divulgou uma suspensão eterna de Alexey Shyshko, dono de equipes como Akuma, MAJESTY e Project X. As investigações da comissão apontam que Alexey orquestrou casos de manipulações de resultados e trapaceou em diversas competições.
Na nota, a ESIC cita que Shyshko manipulou resultados de partidas para seu ganho financeiro e deu vantagens injustas para suas equipes em competições, encorajando diversos jogadores a trapacearem e manipularem resultados para seu ganho financeiro.
Shyshko é acusado, por exemplo, de ter facilitado um acordo de manipulação de resultados durante um campeonato presencial na Bulgária, entre agosto e dezembro de 2020, com a equipe MAJESTY. A comissão diz que o dono do time prometeu ganhos financeiros para os jogadores que participassem da manipulação.
Além disso, a ESIC aponta que Shyshko permitiu que sua equipe se comunicasse com métodos não autorizados durante um campeonato, o que "significantemente compromete a integridade da competição", como escreveu a comissão.
Assim, a ESIC suspendeu Shyshko para sempre de todos campeonatos membros da comissão. A punição já está ativa desde 24 de outubro de 2023.
Recentemente, a ESIC baniu quatro jogadores por envolvimento de manipulação de resultados. Dmytro "SENSEi" Shvorak é acusado de manipulação enquanto atuava pela Project X, enquanto Maksym "THRONE" Semenov, Artur "DarkS1DE" Kravchenko e Danylo "nat1ve" Bakin são acusados por manipulação em uma LAN na Bulgária quando jogavam pela MAJESTY. Ambas equipes eram de Shyshko.