Após confusão, BPL perde vaga para Pro League
A ESL Brasil anunciou nesta sexta-feira que a 15ª temporada da Brasil Premier League não dará mais vaga para a próxima ESL Pro League. A confirmação veio após alguns dias de confusão, com dúvidas se o torneio daria ou não o lugar na competição, como aconteceu nas últimas edições. A organizadora afirmou que houve um "anúncio incorreto" gerando o impasse, e a vaga foi transferida para uma seletiva aberta.
"Lamentamos informar que houve um mal-entendido inicial em relação à conexão entre a ESL Brasil Premier League 15 e a ESL Pro League Season 19. Um anúncio incorreto levou a crer que não havia vaga oferecida pela ESL Brasil Premier League 15 para a ESL Pro League Season 19. Informações posteriores esclareceram que a ESL Brasil Premier League 15 realmente oferece uma vaga, e as equipes tomaram decisões com base no mal-entendido anterior", disse a ESL Brasil via redes sociais.
Algumas equipes, como Imperial e ODDIK abriram mão do campeonato mesmo já estando classificadas, enquanto outras, que tinham boa posição no ranking e receberam o convite, não se interessaram em participar da disputa, já que ela não levaria ao campeonato internacional.
"Essa confusão resultou em equipes elegíveis recusando convites, o que gerou preocupações sobre a integridade competitiva e o espírito justo do torneio. Para resolver isso, decidimos revogar a vaga da ESL Pro League Season 19", explicou a ESL.
Com isso, a vaga que antes era exclusiva para times com residência no Brasil foi transferida para a seletiva aberta sul-americana, que pode ser jogada por todos os times da região. Antes, a competição só dava uma vaga na 19ª temporada da Pro League, mas agora terá duas.
A 15ª edição da BPL, que será a última do torneio nacional, vai levar o vencedor para a ESL Challenger 47 sul-americana, que por sua vez dará duas vagas na 20ª edição da Pro League, que é realizada na segunda metade de 2024.
A BPL vai acontecer entre os dias 17 de novembro e 3 de dezembro, com oito times participantes. Case, Flamengo, O PLANO, Solid, Sharks e w7m foram convidadas. Com a saída de Imperial e ODDIK, restam duas vagas no torneio que serão preenchidas via seletiva, que começou na última quinta-feira.