Restrição da BPL volta a ser alvo de reclamações
A reclamação presente antes da última edição da Brazil Premier League voltou a aparecer antes da 14ª temporada. Estrangeiros questionam a regra do campeonato que exige que somente times brasileiros ou com, no mínimo, três jogadores com residência fixa no Brasil possam se inscrever para a BPL.
Treinador da BESTIA, Rodrigo "pino" Manarino foi um dos nomes que reclamou da regra: "Torneio com vaga para a EPL S18, sendo que muitos países podem jogar já que é um campeonato online. Muitos times merecem a chance de competir, não tem restrição de ping. Ano passado teve o mesmo problema e sem solução, isso tem que mudar agora", escreveu.
A ESL Brasil, organizadora da BPL, escreve nas regras de elegibilidade dos participantes que "durante todas as partidas ao menos 3 participantes de cada equipe devem ser de nacionalidade Brasileira ou ter residência fixa no Brasil".
Nas outras 13 edições da BPL, a regra também esteve presente. No entanto, a reclamação não é proclamada somente pelos estrangeiros. Brasileiros concordam que a restrição deve ser derrubada.
"Nosso cenário é SA, não faz sentido algum essas regras de restrição. Já passou da hora dessas organizadoras pararem com essa patifaria, só temos a perder", escreveu Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves, novo reforço d'O PLANO.
Alexandre "Gaules" Borba também se posicionou contra a restrição: "Nossa região é forte e deveria ser vista como uma só. Proibir jogadores e times de qualquer lugar de jogar uma liga não é a solução. É isso que penso e espero que um dia isso não seja mais um problema".
Marc Winther, head do ecossistema de jogos da ESL, disse que "é um campeonato nacional, assim como vemos em outros países, onde tecnicamente mais países podem participar, mas é restrito para um país específico. Times sul-americanos vão ter uma vaga direta para a próxima ESL Pro League via qualificatório".
O open qualifier da 14ª temporada da BPL vai começar na próxima quinta-feira e, até o momento, 45 times estão inscritos. Os dois melhores times vão se classificar para o evento principal.
Até o momento, ainda não foram revelados os seis times convidados para a BPL S14. O torneio vai começar no dia 23 de maio e vai ser decidido no dia 4 de junho. O campeão vai levar R$ 6,5 mil, além da classificação para a ESL Pro League S18.