7 dias para o IEM Rio Major: relembre 7 jogadas marcantes do Brasil em mundiais
Treze Majors foram disputados desde 2015 e, em todos eles, ao menos uma equipe representou o Brasil. Desde então, algumas jogadas marcaram as campanhas brasileiras nos mundiais.
Sete dias antes do começo do IEM Rio Major, a Dust2 Brasil escolheu sete jogadas que estão na história do país nos Majors. Veja a lista e relembre os lances.
"What???"
No segundo Major do Brasil, Gabriel "FalleN" Toledo achou uma kill que ninguém consegue explicar até hoje. Contra a EnVyUs, o brasileiro acertou um varado no meio da smoke sem ter dicas de onde o adversário estava.
A kill, claro, deixou a mesa de transmissão louca: "Que??? O que foi isso???", gritou o narrador. Mesmo com FalleN acertando tiros como esse, a EnVyUS derrotou a Luminosity por 19-16. Os brasileiros caíram para a lower e avançaram aos playoffs, sendo eliminados para a Fnatic por 2 a 0 nas quartas de final.
Dispensa apresentações
A próxima jogada dispensa apresentações. Mas, para quem não conhece, vai a descrição quase que inacreditável: Marcelo "coldzera" David acerta um tiro no tapete da B, depois ele acerta um pulante que mata dois jogadores. Na sequência, ele dá um no scope para fechar o round.
O lance aconteceu no primeiro mapa da semifinal do MLG Columbus 2016. O placar era de 15-9 para a Liquid e, depois da jogada, os brasileiros venceram dez rodadas seguidas e viraram para 19-16. Com outra virada surpreendente, a LG venceu o segundo mapa e avançou para a final do Major.
A jogada de coldzera está eternizada no CS:GO. No lugar onde o brasileiro fez o lance, está um grafite com a AWP e quatro caveiras que representam as quatro kills.
Com chave de ouro
Com a vitória na semifinal sobre a Liquid, a Luminosity foi para a final e venceu o primeiro Major para o Brasil. O jogo contra a Natus Vincere começou apertado, com o primeiro mapa sendo decidido no overtime: 19-17 para os brasileiros na Mirage.
No entanto, a Overpass foi um atropelo. A Luminosity venceu por 16-2, e quem teve o prazer de vencer o último round do mundial foi Epitácio "TACO" Melo, que ganhou um clutch para fechar a final.
Não vai passar ninguém
Enquanto o Capitão Nascimento diz que não vai subir ninguém no filme Tropa de Elite, coldzera poderia falar que ninguém da BIG iria passar. Em cerca de 12 segundos, o jogador matou os 5 adversários de AWP na Inferno.
O lance não foi o suficiente para ajudar a SK a sair com a vitória. A BIG anulou o lado TR dos brasileiros e virou a partida para 16-14. A SK avançou aos playoffs, mas caiu nas quartas de final diante da Astralis por 2 a 0.
"Fraco, fraco, fraco!"
No PGL Major Krakow 2017, a Immortals fazia sua estreia em mundiais e derrotou a BIG, time que marcou aquele Major pelo uso de um bug, nas quartas de final. Um lance bizarro marcou a série: depois dos brasileiros abrirem 13-2 no primeiro half da Inferno, a BIG deixou Vito "kNg" Giuseppe em um 1v2. kNg encontrou a primeira kill com facilidade, mas tinha tudo para morrer na sequência. Porém, Nikola 'LEGIJA' Ninić tremeu.
Depois da reviravolta no round, kNg teve uma reação que ficou marcada no CS. "Seu lixo, você é um lixo. Fraco, fraco, fraco!", gritou o jogador na cabine.
A Immortals virou e venceu a BIG, além de derrotar a Virtus.pro nas semis. No entanto, os brasileiros caíram diante da Gambit na final por 2 a 1 e foram vice.
Escondidinho
Bicampeão de Major em 2016, TACO esbanjou experiência e calma em clutch contra a Cloud9. O jogador se escondeu no "headshot" da Inferno e levou o round no mapa final da md3.
A jogada de TACO aconteceu no começo do último mapa da semifinal do ELEAGUE Major Boston. Os brasileiros perderam a Inferno por 16-9 e caíram no Major. A Cloud9 foi campeã, levando o primeiro e único título de mundial para a América do Norte.
Mirinha afiada
O lance que fecha a lista é recente e aconteceu no PGL Major Stockholm 2021. Embora não seja awper, Yuri "yuurih" Santos venceu um 1v4 com a arma e ajudou a FURIA a se classificar para o Champions Stage.
Nos playoffs, a FURIA foi derrotada nas quartas de final diante da Gambit por 2 a 0 e ficou entre as oito melhores equipes do mundial. A campeã foi a NAVI.
No IEM Rio Major, Imperial, FURIA e 00Nation certamente vão protagonizar mais jogadas marcantes para a história do Brasil nos mundiais. As equipes estreiam no dia 31 de outubro e você pode ver o calendário completo aqui.
Se você lembra de outras jogadas marcantes realizadas por brasileiros nos Majors que não foram citadas aqui, deixe o lance aqui no fórum abaixo!