Além de Los + oNe: Relembre outras fusões de organizações no CS nacional
Nesta sexta-feira, Los Grandes e Team oNe anunciaram que vão se unir e passarão a competir pela tag Los + oNe. Embora a fusão seja, de fato, surpreendente, não é pioneira no cenário nacional de CS:GO.
Desde 2012, organizações já se fundiram quatro vezes, unificando as escalações e estruturas. A reportagem levou em consideração somente as parcerias que representaram mudanças no nome das organizações.
Relembre as fusões que já aconteceram no CS:GO
Quando tudo era mato
A TargeTDown criou sua divisão de CS:GO no dia 23 de agosto, dois dias depois do jogo ter sido lançado em 2012. O quarteto formado por Caio "rkz" Sinigaglia, Caio "zqk" Fonseca, Lucas "steel" Lopes e Rafael "zakk" Fernandes seguiu com a organização do CS Source para o CS:GO.
Raphael "cogu" Camargo foi o contratado para fechar a lineup. Pouco mais de uma semana depois da formação do novo elenco da TargeTDown, o time fundiu com a ProGaming, formando a ProGaming.TD, que competiu até 2014.
KaBuM e Team.TD
Assim como Goku, de Dragon Ball, a ProGaming.TD não se deu como satisfeita em sua primeira fusão. Em novembro de 2014, a organização se uniu com a KaBuM, parceria que formou a KaBuM.TD.
Antes da união, a KaBuM competia no CS:GO com Fernando "fer" Alvarenga, Gabriel "FalleN" Toledo, Henrique "HEN1" Teles, Lincoln "fnx" Lau e Lucas "LUCAS1" Teles e se classificou para a ESWC, na França.
A organização chegou a perder a lineup temporariamente depois da organização alegar problemas sobre a ida do quinteto para o campeonato na Europa. No entanto, a KaBuM firmou um novo contrato com os jogadores e comprou as passagens para a França.
Com apoio da comunidade em uma vaquinha para estadia e comida no país, os brasileiros viajaram para o campeonato. Após o retorno da ESWC, a KaBuM se fundiu com a ProGaming.TD, com a entrada de Caio "zqk" Fonseca, Lucas "steel" Lopes e Ricardo "boltz" Prass no lugar de Henrique "HEN1" Teles, Lincoln "fnx" Lau e Lucas "LUCAS1" Teles.
A KaBuM.TD disputou dois campeonatos nos Estados Unidos em 2015 e se classificou para a ESL One Katowice 2015. Em mais uma vaquinha online, os jogadores receberam apoio de jogadores como Robin "flusha" Rönnquist e viajaram para a Polônia.
No período de um mês entre a qualificatória e o mundial, os jogadores deixaram a KaBuM.TD e foram para a Keyd Stars. A ESL One Katowice 2015 foi o primeiro Major disputado por um time brasileiro. A equipe ficou entre os oito melhores colocados e se classificaram para a ESL One Cologne 2015.
Potência nacional com gigante do futebol
Criada em 2014, a Dexterity pode se orgulhar por ter abrigado grandes jogadores como Epitácio "TACO" Melo, João "felps" Vasconcellos, Marcelo "coldzera" David, entre outros. A equipe venceu torneios nacionais em 2015 e, no meio deste ano, perdeu a lineup, que formou a Não Tem Como.
Depois de semanas sem contar com um quinteto, a Dexterity se uniu com o Santos. A parceria com o clube de futebol paulista se estendeu para além do CS:GO, chegando ao League of Legends, Crossfire e Battlefield 4.
O Santos.Dex competiu no cenário nacional por pouco mais de um ano e não conseguiu grandes resultados. A parceria chegou ao fim em outubro de 2016, quando o Santos decidiu por dar uma pausa nas suas operações nos esports.
A mais recente até então
Organização recente no cenário de esports, a Arctic chegou ao CS em 2021 e, em março de 2022, se juntou com a INTZ - que já atuou na modalidade. A INTZ Arctic se consagrou campeã do CBCS Elite League S1, mas a parceria não perdurou.
Depois de publicar um vídeo em que ironiza racismo, a Arctic viu a INTZ anunciar em suas redes o fim da parceria no CS:GO. A desassociação resultou na perda de pontos para a Arctic no ranking do CBCS.
Los + oNe
A mais nova fusão entra em campo pela primeira vez na próxima quarta-feira. A equipe estreia contra a Liquid na primeira rodada do RMR Americas, visando a classificação para o IEM Rio Major.
Além do RMR, a Los + oNe está classificada para a ESL Challenger Rotterdam. O campeonato acontece na Holanda entre os dias 14, 15 e 16. Rival da Los Grandes no Free Fire, o Fluxo também está confirmado no torneio.