Virado no Major? Saiba maneira saudável de adaptar rotina
A partir da próxima terça-feira, parte da comunidade brasileira vai virar sua atenção para o RMR Americas do Perfect World Shanghai Major 2024. Por acontecer na China, as partidas da seletiva e do próprio mundial acontecerão na madrugada no Brasil.
A adaptação do sono, de maneira saudável, é um processo que exige diversas ações por parte dos torcedores que almejarem acompanharem as partidas ao vivo. A Dust2 Brasil conversou com Viviane Lima Gonçalves, mestre em Neurociências que falou dessa mudança de rotina.
"A inversão do ciclo circadiano (ritmo de ações do corpo durante um dia) nunca será idêntico ao ciclo normal, mas é possível mimetizar o ambiente noturno. Portanto, é importante manter o ambiente o mais escuro possível, com pouco ruído, isso ajuda (para dormir durante o dia)", explicou Lima.
"É importante fazer a inversão de maneira completa, respeitando os momentos de refeições no período acordado, ter refeições mais leves e, mesmo nas noites acordado, reduzir o consumo de cafeína para se manter acordado. A quantidade de sono também é importante, então dormir entre 6 e 8 horas é o ideal, o que também ajuda na adaptação", seguiu.
A mestre em Neurociências conta que não existe uma regra sobre quanto tempo é necessário para realizar a adaptação, já que esse período varia de indivíduo, idade e rotina. Porém, Lima recomenda que a graduação seja de uma semana, com o indivíduo começando a dormir mais tarde e acordando mais tarde até realizar a inversão completa.
Em meio à adaptação da rotina, é importante o foco na realização de atividades físicas por conta da "produção de moléculas que podem compensar a dificuldade atencional e cognitiva", além de reduzir problemas de postura que podem ser encontrados em pessoas que ficam muito tempo sentadas.
Durante este período de horários invertidos, alguns efeitos perceptíveis serão: excesso de sonolência enquanto acordado, alterações no apetite e necessidades fisiológicas (como constipações), efeito de rebote do sono (período em que a pessoa pode ficar com raciocínio mais lento ao acordar), dificuldades de concentração e atenção, na retenção de memória e até alterações de humor.
E depois do RMR ou do Major? Lima conta que o processo para voltar à rotina tradicional é mais fácil, porém também tem as mesmas variáveis envolvidas. Ela explica que também é importante manter a atenção com a alimentação e atividade física nesta retomada.
Efeito da alimentação no sono
Visando entender quais são as práticas alimentares que ajudam nesta adaptação do sono, a reportagem também conversou com a nutricionista Larissa Amorim, que sugeriu opções de lanche para o período de mudança.
"Deixar coisas prontas e organizadas faz com que diminua a probabilidade de consumo de besteiras. Lanches com patê de frango ou atum, wrap com recheios de ovos, carne moída e queijos, ou até um lanche de hambúrguer caseiro de carne magra são opções."
"(É importante) evitar o consumo de refrigerante comum e priorizar o zero para essa redução de açúcares. Sucos e frutas também são bem-vindos, porém não de maneira isolada pois não trarão saciedade, então é importante que faça parte de alguma refeição", acrescentou.
Além de apontar a importância de evitar o consumo frequente de chocolates durante a madrugada, já que a vontade de ingerir açúcar pode aumentar durante a mudança do ciclo circadiano, Amorim falou dos efeitos da cafeína.
"É importante controlar a quantidade de cafeína ingerida, seja através de cafés ou energéticos (dando prioridade para o zero açúcar). Estes não são proibidos, mas o consumo em excesso impede o sono e piora a ansiedade para quem já tem, além de causar dores no estômago e alteração cardíaca. (Também é bom) evitar o consumo de álcool para que não haja letargia e peda da rotina no dia seguinte", finalizou a nutricionista.
O RMR Americas começará na próxima terça-feira com os 8 jogos da primeira rodada, agendados para acontecerem entre 1h e 4h. Entre 5h e 8h acontecerão as 8 partidas da segunda rodada da seletiva, que definirá os times da região classificados para o Perfect World Shanghai Major.