FalleN durante o PARI, Please

FalleN e demais capitães brasileiros avaliam início do CS2

Dust2 Brasil conversou com os IGL's das principais equipes femininas e masculinas do cenário nacional

Após meses de apreensão por parte da comunidade, o CS2 foi lançado oficialmente em 27 de setembro. Desde então, as organizadoras passaram a nova versão do FPS nacional e internacionalmente, com muitas mudanças implementadas sendo vistas nos jogos profissionais.

A Dust2 Brasil procurou os capitães de RED Canids, ODDIK, paiN, Imperial, FURIA (feminina e masculina), MIBR (feminina e masculina), Fluxo (feminina e masculina) e Legacy para falarem de como estão sentindo o CS2 no competitivo e se os bugs ainda atrapalham.

RED Canids - Nython

"Senti bastante diferença, principalmente por eu jogar de AWP, que foi bastante nerfada no CS2, e também mudou bastante o meta de como jogar os mapas por conta das HEs que quebram as smokes. A maioria dos times já estão usando os recursos novos do CS2 e todos os times sentiram bastante a diferença de um jogo para o outro, principalmente os awpers.

Um bug que está acontecendo muito comigo, é, que quando eu pego algum pezinho meu jogo fica tremendo e não consigo atirar, e também bug o do subtick,que às vezes você morre atrás da parede, ou se mata alguém com a mira longe do boneco, são os únicos dois bugs que atrapalham bastante. Acredito que ainda está muito longe de chegar na versão perfeita, o CS:GO levou muito tempo para ficar pronto e por causa disso acho que ainda vai demorar um pouco para o CS2 ficar realmente pronto."

ODDIK - WOOD7

"Acreditava no início que a transição levaria mais tempo e teria um impacto maior tanto para as organizadoras de eventos, o público e também para os jogadores. Mas a mudança ao meu ver foi rápida, e todo mundo se ajustou às necessidades do jogo novo. Não acho que a velocidade de jogo está sendo totalmente explorada pelos jogadores, todo mundo está olhando bastante para o peak advantage, as dificuldades de jogar de AWP com isso, e os problemas com a clareza do som dos passos. Entretanto, na minha opinião outros detalhes impactam na velocidade do jogo."

"Por exemplo, não existe mais a necessidade de pixels perfeitos para utilizar smokes, agora ela expande e fecha ângulos de uma forma mais fácil e isso proporciona um dinamismo e velocidade muito maior em entradas. Granadas podem ser utilizadas para ter a informação de som, ou explodir smokes para adquirir informação visual em qualquer momento."

"Sim (os bugs atrapalham), principalmente os relacionados ao coach e restore de rounds, e isso é um ponto que eu critico bastante. Na minha opinião esses detalhes poderiam ter sido lançados com o jogo, ou pelo menos corrigidos nesse tempo. Outro ponto é sobre o hitbox e subtick. Para mim é uma discussão bem difícil, eu sentia que o CS:GO apresentava problemas, mas no geral os tiros computavam melhor e não havia um peak advantage tão grande."

paiN - biguzera

"Os próximos campeonatos vão ser todos no exterior por ora e basicamente, todos que surgirem para jogarmos durante o bootcamp. As diferenças são grandes, muito meta novo e coisas novas o tempo todo, então o jogo está se reinventando ao longo do tempo, acredito que o jogo está bom já, porém tem muita coisa ainda para melhorar."

FURIA - FalleN

"O CS2 está bem interessante para quem está jogando competitivamente porque todo jogo novo traz muitas possibilidades de inovação, descobrir novas granadas, approaches para mapas que já existiam, soluções para problemas. É sempre uma tentativa de descobrir o meta e entender como os times estão pensando. Essa dinâmica rolando deixa o jogo bem fascinante para quem gosta da competição. Em relação a bugs, acredito que a queda de FPS por conta do jogo ainda não estar 100% otimizado, é uma das maiores dificuldades."

FalleN atuando na PARI Please, no CS2

"Problema do hitbox e como os tiros estão sendo registrados dentro dos jogos a Valve já vem tentando resolver, então isso vai ficando melhor com o passar do tempo. E o jogo com certeza ainda vai mudar muito, quem pegou outras versões do CS sabe que 1 ou 2 anos depois era praticamente irreconhecível a primeira versão. Veremos muitos updates com benefícios para quem estamos jogando, mas de qualquer maneira eu estou muito satisfeito com o jogo, é um momento que exige bastante abertura para aprendizado, cabeça aberta, para não ficar preso às ideias do passado, no que gostava de jogar no outro game. Tem que realmente vir e se incorporar para chegar o melhor possível nesses novos desafios."

Fluxo Demons - goddess

"Achei que a adaptação fosse ser um pouco mais difícil, mas não sinto que o jogo mudou tanto assim. O que mais tem atrapalhado, em geral, são os bugs que ainda estão acontecendo. Meu jogo crashou 18 vezes assistindo uma demo, aí voltei algumas versões anteriores do jogo pra conseguir assistir sem problemas, mas pra um jogo que foi lançado, isso não deveria acontecer. Acredito que ainda falte vários updates até a versão final chegar, mas sobre isso jogo em si, está sendo tranquilo de se adaptar."

"Agora que estão rolando os campeonatos tier 1, tem bastante coisa maneira para extrair dos times e trazer pra nós, então quanto a adaptação, não tem sido difícil. Quanto aos campeonatos, já jogamos alguns no CS2 e a maior diferença mesmo é acabar no 13 round, ainda sentimos que o jogo acontece muito rapidamente e que temos menos brechas para erro, mas isso também é questão de costume."

Fluxo - PKL

"Sendo bem sincero acho que o jogo lançou bem jogável, e a cada semana que passa a Valve tem melhorado e corrigido vários bugs. Eu particularmente estou gostando muito pois me trouxe a vontade de aprender e desenvolver coisas novas. Acho que daqui 2 ou 3 meses o jogo vai estar perfeito."

FURIA fe - izaa

"Pessoalmente falando sinto que o jogo mudou bastante: o meta, smokes, forma de atirar, de se movimentar, mas acredito também que é uma questão de costume. Como o jogo ainda é novo, tem alguns bugs sim, mas com certeza a Valve já está ciente e trabalhando para melhorar nisso. Para mim o principal problema é que o jogo está muito pesado, e muitas pessoas que conseguiam jogar CS:GO não estão conseguindo jogar o CS2, espero que mudem isso logo, pois se não apenas pessoas com computadores muito bons vão conseguir jogar."

MIBR fe - khizha

"No começo me senti bastante estranha com a mudança de 'velocidade' do CS:GO ao CS2, a lentidão na hora de soltar as bombas, a movimentação do boneco e o hitbox na hora de atirar. Mas também gostei bastante sobre a mudança gráfica do jogo, de nao ter mais oneway, HE na smoke, tem bastante coisas legal que eu acho que tava na hora de dar aquela mudança no jogo. Dá aquele hype pro jogador de nerdar e ser criativo pra pegar coisas novas que eu acho que no CSGO já era tudo padrão, a mesmas coisas sempre, muita pouca coisa nova, faz tempo."

"A gente teve a sorte de não ter presenciado bugs em jogos oficiais. Lembro que no começo dos nossos primeiros treinos a gente tomou aquele famoso pick 'Michael Jackson' várias vezes. Mas dentro de todos os bugs que foram postados, graças a Deus não tivemos nenhum problema. Eu acredito que o CS2 vai ter uma evolução muito rápida. Já está tendo realmente, dá pra ver como cada bug ou coisas que os jogadores estão reclamando, eles estão arrumando bem rápido. Sinto que está bem encaminhado para ser um jogo muito bom competitivamente."

Imperial - VINI

"Com certeza ainda é muito cedo para afirmar que o jogo está próximo da versão final, mesmo vários bugs já tendo sido corrigidos pré e pós lançamento. Muitos ajustes ainda devem acontecer e novos bugs serão encontrados, mas me parece uma transição menos traumática do que a mudança entre CS 1.6 e CSGO. Há muito pra descobrir ainda, mas com a comunidade muito ativa e participativa que temos hoje, e a Valve focada em solucionar rápido os problemas e ouvindo as organizações e os players, acho que será um caminho mais curto do que nas tentativas de mudanças em versões anteriores."

Legacy - NEKIZ

"O jogo está muito longe da versão final, mas eu estou gostando das diferenças do CS2 pro CS:GO. O jogo está mais dinâmico, tem bastante plays novas que estão sendo criadas, tem que quebrar mais a cabeça pra conseguir criar coisas novas. Então... Eu gosto, eu gosto do jeito que está. Mas mesmo assim eu sei que tem muita coisa pra melhorar, está cheio de bug. Gosto do jeito que está, mas tem que arrumar."

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.